O lar

O lar é o ambiente onde se vive e se forma a família. Como meio ambiente permanente ele exerce profunda e perene influencia na formação da personalidade e caráter de seus habitantes. Assim sendo, o lar é uma casa, mas nem sempre uma casa é um lar.


O lar deve ser a um só tempo uma pequena igreja, uma pequena comunidade, uma pequena oficina. Deve ser uma pequena igreja, porque deve ser um local onde se pratica a piedade; lugar de oração, lugar onde a palavra de Deus é lida, crida, ouvida e amada. É uma comunidade, porque nele deve haver as melhores relações de amizade, plena solidariedade e cooperação entre todos os seus ocupantes. É uma escola porque exercendo o papel que lhe cabe na sociedade humana, deve ser um centro de civismo, patriotismo e de orientação e exemplo de comprimento de dever, seja ele social, moral e espiritual.

Nele as crianças aprendem os hábitos e maneiras que contribuirão decisivamente na formação de seu caráter. Como escola é ainda um centro de ensino religioso onde seus membros praticam o culto a Deus e respeito uns aos outros, bem com ao próximo. É uma oficina porque o lar é um local onde todos devem trabalhar e cooperar para o bem estar da família inteira.


A família, como bem sabemos, é à base da sociedade humana, á qual é formada pelo conjunto de muitas pátrias, que por sua vez são formados de muitas famílias. Pois, bem, o lar é a célula que abriga e congrega cada família.

Segundo a Sagrada Escritura, foi o lar a primeira instituição social estabelecida por Deus nos primórdios da raça humana. Sendo o lar uma instituição divina, deve o mesmo encontrar sempre em Deus a inspiração para sua fundação, continuação e destino. O progresso ou derrota de um povo começa no lar, como ocorreu com o grandioso Império Romano, do passado. Grande parte dos turbulentos e perturbadores da ordem social de nossos dias provém de lares desajustado, maculados, divididos e profanos.


Que cada lar brasileiro seja um repositório de cultura, um centro de Civismo, um altar de devoção ao bom Deus Criador, sendo assim um fator de progresso na presente arrancada do Brasil para seu destino na refulgente constelação das grandes nações.


Pr. José Moreira Filho